O Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba já está credenciado para realizar transplante de coração e de rim. Atualmente, os pacientes da cidade que necessitam de doação de órgãos são encaminhados para Campinas ou São Paulo. Os primeiros procedimentos cirúrgicos devem ocorrer em um mês.
Segundo o presidente do Hospital, José Coral, o centro cirúrgico foi ampliado e recebeu equipamentos já com o objetivo de preparar as salas para a realização do transplante. “Nos últimos quatro anos, foram investidos cerca de R$ 5 milhões por ano na compra de equipamentos, reformas e modernização para atender esta demanda”, conta.
Na avaliação do diretor técnico do Hospital, Dr. Miki Mochizuki, o desenvolvimento tecnológico necessário para a realização de transplantes resulta em benefícios para todos os pacientes, não só os que precisam de órgãos. “O nível do corpo clínico também se eleva e a fila de transplantes vai diminuir”, garante Mochizuki.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em 2010 foram realizados 2.328 transplantes na capital e no interior. Desses, 1.479 foram de rim e 77 de coração. A diferença em relação a 2009 representou um aumento de 18%, contudo, a fila de espera em março deste ano chegou a 117 pacientes para transplante de coração e 10.426 para rim. “Esse número deve diminuir ainda mais nos próximos meses”, ressalta a assessoria de imprensa da Secretaria.
Só em Piracicaba, a fila de pessoas que precisam de um rim ultrapassa 50. “Nós atendemos a demanda dos Fornecedores de Cana e da Santa Casa”, explica a médica nefrologista do Hospital, Dra. Patrícia Rela Bruno Leite. O transplante de rim poderá acontecer dentro de um mês.
Já o transplante de coração ainda deve demorar um pouco mais, pois ainda será necessário um investimento de cerca de R$ 1 milhão, segundo informou Coral. “Mas o fato de conseguirmos o credenciamento fez com que aumentasse ainda mais nossa vontade de inovar e crescer”, comemora.
Fruto de um esforço da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), o credenciamento para este serviço é o primeiro da cidade. “E vamos atender também toda a macro região de Piracicaba”, finaliza Mochizuki.
História
Construído em 1967 para atender fornecedores de cana, empregados e familiares, o Hospital dos Fornecedores de Cana é o único mantido pela classe no Brasil. Atualmente, atende também pacientes do SUS e de diversos convênios.
Em 2010 foram realizados 750 mil procedimentos e cerca de 20 mil cirurgias no Hospital que conta com setor de imagem, oncologia, hemodiálise, entre outros. Atualmente, 200 pacientes, em média, são atendidos por dia.
Fonte: eptv.globo.com
Matéria de Suzana Amyuni - 30/04/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário