Central de Transplantes de Pernambuco completa 18 anos e mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa
O governo do Estado lançou nesta terça-feira (22) a campanha Diga Sim para a Vida Continuar. A ideia, promovida pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Números do CT mostram que 60% das famílias não doam os órgãos dos seus familiares, um número considerado alto. Durante a campanha os profissionais de saúde receberão treinamento para atuar no diagnóstico da morte encefálica, na identificação de potenciais doadores e na abordagem aos familiares.
A campanha coincide com o momento em que o CT-PE completa 18 anos. " Para nós essa é uma data muito marcante, já que a Central de Transplantes entra na maioridade com a marca de 10 mil transplantes. Mas o caminho a ser perseguido é muito longo, pois muitos pernambucanos ainda precisam de um gesto de solidariedade para sobreviver." disse o secretário de saúde, Antônio Carlos Figueira. Em Pernambuco há 3 mil pessoas aguardando por um órgão. São 1.840 esperando por um rim, 1.215 aguardando por córneas, 118 na fila por um fígado e três de coração.
A doação só é possível quando o diagnóstico do paciente confirma a morte encefálica - quando os órgãos funcionam apenas com a ajuda de aparelhos. Para isso, há uma rigorosa avaliação médica. Segundo a legislação brasileira, somente os familiares de até 2° grau podem autorizar o tansplante. "O primeiro passo para se tornar um doador é avisar a seus parentes sobre esse desejo. É preciso que a sociedade converse sobre esse assunto para que as doações continuem e a fila de espera possa diminuir. Uma única doação pode salvar a vida de até seis pessoas" afirmou a coordenadora do CT-PE, Zilda Cavalcanti.
A solenidade que marcou o início da camapanha foi realizada na tarde desta terça-feira no Palácio do Campo das Princesas. O Governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Saúde participaram da cerimônia.
Os interessados em mais informações sobre doação de órgãos podem tirar dúvidas pelo telefone 0800-281-2185.
Fonte: Jornal do Comércio
22/05/2012
JC online
Nenhum comentário:
Postar um comentário