segunda-feira, 4 de julho de 2011

MENINO DE AVARÉ CONSEGUE TRANSPLANTE DE RIM

O Tem Notícias de Itapetininga mostrou em abril, a história de um garoto de Avaré que tem uma doença renal e precisava de transplante de rim. Ele estava na fila de espera por um órgão e há um mês conseguiu fazer a cirurgia. Agora, está de volta à casa dos pais e o ânimo de toda a família foi renovado.

Brincar novamente com o carrinho favorito, dormir na própria cama e ter o carinho dos pais o tempo todo. Tudo isso está de volta à rotina de Calel. Depois de passar por uma cirurgia complicada e de ficar um mês internado, o garoto de 10 anos está, finalmente, de volta para casa.

O Tem Notícias mostrou há alguns meses a espera do jovem por um transplante de rim. Por sofrer de insuficiência renal, ele teve o crescimento prejudicado. Sem a operação, ele precisava fazer hemodiálise em um hospital de Bauru e tinha que sair de casa às 4h, cinco vezes por semana.

O caso do Calel é raro. A Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que cerca dez milhões de pessoas no país sofram com algum tipo de problema nos rins. Deste total, 92 mil precisam fazer diálise ou receber um transplante. O número fica ainda menor no caso das crianças, que precisam do tratamento: menos de 1%.

Em 2010 foram feitos no Brasil quase seis mil transplantes de rim. Atualmente, mais de 35 mil pessoas aguardam na fila. Mas, o tempo de espera varia conforme a compatibilidade do órgão. Os pais se emocionam ao falar da volta e do futuro do filho.

A esperança que o Calel trouxe de volta para casa e agora será passada para os irmãozinhos, a Kelly e o Jeferson, que sofrem do mesmo problema e precisam fazer hemodiálise. A menina de 9 anos já está na fila para um transplante de rim. Mas, com o exemplo deste pequeno super homem, esperança é o que não vai faltar.

Pare ver a matéria completa é só clicar no link abaixo:

http://tn.temmais.com/noticia/7/47184/menino_de_avare_consegue_transplante_de_rim.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário