quarta-feira, 6 de março de 2013

RAPAZ CONSEGUE NA JUSTIÇA O DIREITO DE DOAR RIM AO AMIGO EM CUIABÁ

O técnico em informática Valderson Evangelista Campos, 30, obteve da Justiça de Mato Grosso o direito de receber o rim de Daniel Frank Loango, 30. Ambos trabalham em uma mesma empresa em Cuiabá, têm a mesma profissão e são amigos há pelo menos 15 anos.

A decisão foi do juiz Yale Sabo Mendes após ação movida pela defensora pública Juliana de Lucca Crudo. Esse é o segundo caso obtido por pacientes renais em Mato Grosso. A lei federal 9.434/97 impede a doação de órgãos e tecidos por pessoas que não sejam parentes consanguíneos ou cônjuges.

Segundo a defensora pública, o processo foi acolhido pela 2ª Vara Cível de Cuiabá, dia 23 de janeiro. Uma semana depois (30), o juiz emitiu parecer favorável.

"É uma situação muito positiva que beneficia uma pessoa e aponta o grau de amizade entre elas, já que ninguém da família tem órgão compatível com o dele [Valderson]. O paciente é submetido à hemodiálise três vezes por semana e tem vida limitada", afirmou.

Ao UOL, por telefone, o doador Daniel Loango disse que o amigo passou a ter problema nos rins há dois anos e desde então procura doadores. "Fiz exames e meus órgãos são compatíveis", disse. Valderson, por orientação de familiares, preferiu não se pronunciar.

Segundo a defensora Juliana Crudo, o transplante será realizado no início de março no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP).

Fonte: UOL - Notícias
05/02/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário