sexta-feira, 2 de março de 2012

FUNDAÇÃO PRÓ-RIM ATINGE A MARCA HISTÓRICA DE 1000 TRANSPLANTES RENAIS

Instituição comemora a vida e o benefício direto para os pacientes de diversas regiões do Brasil.

A Fundação Pró-Rim realizou na tarde desta sexta-feira (24/2), no Hospital Municipal São José, em Joinville, o milésimo transplante renal de sua história. A paciente de Bom Retiro (SC) tem 42 anos e recebeu o rim do marido, por meio de um gesto de amor.

O presidente da Pró-Rim, Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho, destaca que os 1.000 transplantes representam um grande feito para a medicina catarinense e um benefício direto para os pacientes renais de diversas regiões do Brasil. “Aos parceiros e à toda equipe multidisciplinar da Pró-Rim, nosso muito obrigado”, afirma.

A equipe da Fundação Pró-Rim é líder e pioneira nos transplantes renais em Santa Catarina e está entre as 10 instituições que mais realizam esse tipo de cirurgia no Brasil. É composta por médicos cirurgiões, urologistas e nefrologistas especializados no país e no exterior. Conta também com um grupo multidisciplinar formado por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, que atuam no ambulatório de transplantes e são responsáveis pelo tratamento clínico do paciente antes e depois da cirurgia.

1978: primeiro transplante

O primeiro transplante renal em Joinville foi também o primeiro de Santa Catarina e aconteceu em 1978, no Hospital Municipal São José. A receptora foi também uma mulher, do bairro Nova Brasília.

De acordo com Dr. José Aluisio Vieira, fundador da Pró-Rim, “quando iniciamos este serviço, não imaginávamos o progresso e desenvolvimento no tratamento dos renais crônicos em nossa cidade. Hoje, os resultados das cirurgias em Joinville são idênticos àqueles realizados em grandes centros nacionais e internacionais”.

Ao longo da história, as 1.000 cirurgias foram realizadas em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com os hospitais públicos e particulares de Joinville - Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Hospital Dona Helena e Hospital Municipal São José, onde foram feitos mais de 700 transplantes.


24/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário